Cresce Ceará reúne especialistas para debater desafios do comércio exterior no Estado
Em sua segunda edição, evento reúne especialistas, empresários e representantes do poder público para discutir estratégias diante das incertezas do cenário internacional
O Cresce Ceará chega à sua segunda edição em 2025 consolidado como um dos principais fóruns de discussão econômica do Estado. No dia 3 de dezembro, o BS Design Corporate Towers recebe autoridades, grandes nomes do mercado, empresários e especialistas em comércio exterior para um encontro que pretende lançar luz sobre os desafios e caminhos estratégicos para o desenvolvimento econômico cearense.
Promovido pelo Diário do Nordeste, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), o evento reúne lideranças públicas e privadas para debater o tema “Comércio exterior – Desafios setoriais frente ao novo cenário econômico”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.
A programação contará com palestras de profissionais que representam setores estratégicos da economia cearense e nacional. Entre os confirmados estão Carlos Alberto Alves Nunes Filho, Diretor Comercial da Tecer Terminais Portuários Ceará; Paulo Henrique Sampaio Nobre, fundador da Vonixx, maior fabricante de produtos para estética automotiva da América Latina; e Bruno Bastos, Cofundador e Diretor de Produtos da GoCase, empresa de destaque internacional no setor de acessórios personalizados. Os convidados trarão perspectivas práticas e inovadoras sobre expansão internacional, competitividade e oportunidades de mercado.
Apesar do ambiente desafiador, os indicadores econômicos revelam capacidade de reação e diversificação. Até agosto de 2025, o Ceará registrou US$ 1,51 bilhão em exportações, um crescimento de 36,3% em relação ao ano anterior. Setores como minerais e rochas ornamentais ampliaram participação e demonstram potencial crescente. Já o levantamento do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEC) aponta um avanço acumulado de 82% no comércio exterior cearense no primeiro semestre de 2025.
Diante desse cenário de riscos, mas também de oportunidades, o Cresce Ceará se apresenta como um espaço estratégico para construção de soluções e alinhamento entre governo, empresas e entidades do setor produtivo. O encontro busca impulsionar a competitividade das exportações, fortalecer novos mercados e estimular políticas que promovam uma inserção global mais robusta para o Estado.
No dia 3 de dezembro, o BS Design se torna palco de um debate essencial para o futuro das relações comerciais do Ceará, um evento que promete gerar reflexões, propostas e caminhos para que o Estado avance com mais segurança e competitividade no mercado internacional.
Programação
8h Credenciamento e welcome coffee
9h Início do cerimonial
9h20 Painel 1: Desafios reais do comércio exterior: experiências e soluções de quem faz.
Carlos Alberto Nunes – Diretor Comercial da TECER TERMINAIS
Paulo Henrique Sampaio Nobre – CEO da VONIXX
Bruno Bastos – Cofundador e Diretor de PRODUTOS DA GOCASE
Karina Frota – PRESIDENTE DO CONSELHO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA FIEC E GERENTE DO CIN
10h40 Painel 2: Agro do Ceará no mapa global: diversificar para crescer
Cristiano Maia – EXPORTADOR E MAIOR CRIADOR DE CAMARÃO DO PAÍS
Luiz Roberto Barcelos – FUNDADOR DA AGRÍCOLA FAMOSA E CONSULTOR DE EMPRESAS
Amilcar SILVEIRA – PRESIDENTE DA FAEC
André Magalhães – DIRETOR COMERCIAL DO COMPLEXO DO PECÉM
12h Encerramento
Serviço
Cresce Ceará 2025
Data : 3 de dezembro – 8h às 12h
Local : BS Design Corporate Towers (Av. Des. Moreira, 1300 – Aldeota)
Inscrições : CRESCE CEARÁ – 2ª EDIÇÃO
Sobre o Sistema Verdes Mares
O Sistema Verdes Mares foi criado em 1960 e é um dos mais sólidos e completos conglomerados de mídia do país, pertencente ao Grupo Edson Queiroz. Formado pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, portal Diário do Nordeste, TV Diário, Verdinha FM, FM 93, Recife FM, de Pernambuco, portal G1 Ceará, e GE Ceará, o grupo se consolida pela qualidade do conteúdo e pela abrangência de sua rede de transmissão, estando presente em todos os municípios do estado do Ceará. Desde 2018, o SVM funciona em uma redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo, materializando um projeto pioneiro no Brasil que o coloca na vanguarda da imprensa mundial e representa um marco no jornalismo da América Latina.
Sobre o GEQ
Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz está presente em diversos momentos da vida dos brasileiros, com um portfólio diversificado que inclui energia (Nacional Gás), eletrodomésticos (Esmaltec), bebidas não alcoólicas (Minalba Brasil) e comunicação (Sistema Verdes Mares). Com mais de 9 mil colaboradores, o grupo mantém uma cultura de ética, inovação e compromisso com o desenvolvimento do país. Em 2025, celebramos o centenário de Edson Queiroz, fortalecendo a conexão do legado do fundador com o futuro.

