Terremotos na Venezuela deixam 589 mortos; Brasil envia missão humanitária
O número de mortos pelos terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24) chegou a 589 pessoas, enquanto mais de 2,9 mil ficaram feridas. A atualização foi divulgada nesta sexta-feira (26) pela presidente do país, Delcy Rodríguez.
De acordo com a chefe do Executivo venezuelano, dezenas de pessoas também foram resgatadas com vida.
“Mas também resgatamos dezenas de pessoas com vida, o que nos alegra, pois elas podem se reunir com suas famílias e entes queridos”, afirmou Delcy Rodríguez.
A quantidade de vítimas, no entanto, pode ser ainda maior. O site Desaparecidos Terremoto Venezuela, criado pela sociedade civil para reunir informações extraoficiais, estima que mais de 40 mil pessoas estejam desaparecidas.
IMPACTO
Estimativas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicam a possibilidade de dezenas de milhares de vítimas. As projeções também apontam perdas econômicas entre 1% e 7% do produto interno bruto (PIB) da Venezuela.
Após os tremores principais, o país registrou outros 214 abalos sísmicos, conhecidos como réplicas. Segundo Delcy Rodríguez, a sequência evidencia a intensa atividade sísmica que ainda persiste no território venezuelano.
Os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 na escala Richter atingiram principalmente o estado de La Guaira. A região sofreu o desabamento de diversos edifícios e concentra parte dos maiores danos provocados pelo desastre.
“Declaramos o estado de La Guaira como zona de desastre natural devido à magnitude do impacto desse fenômeno, que devastou áreas inteiras do estado e exigiu planos de resposta especiais”, concluiu a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.
AJUDA
O Brasil enviou apoio humanitário à Venezuela nesta sexta-feira (26). Uma aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou às 10 horas para transportar equipes especializadas em busca e salvamento.
Segundo a FAB, a missão reunirá profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos corpos de bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“A missão contará com uma equipe de Busca e Resgate Urbano, nível pesado, reunindo profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos corpos de bombeiros militares de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações”, informou a FAB.
Fonte: Opinião CE

